Cognição Afetiva

Contato num click

WhatsApp.png

Gratidão

Contato num click

WhatsApp.png

a força da gratidão

Você é grato por sua vida? Você é grato pelas coisas que conquistou, por suas experiências de vida e pelas pessoas que te apoiam? A gratidão, do ponto de vista científico, reúne crenças de profunda apreciação e emoções positivas. Essas intensas experiências de ser grato às coisas, pessoas ou experiências de vida têm o poder de nos conectar ao sentido e propósito de nossas vidas.

Há uma ideia de reciprocidade envolvida e como método regulatório das relações sociais. A gratidão costuma ser confundida com a gentileza ou a cortesia, em função da aprendizagem de normas de condutas sociais polidas, todavia, o sentimento de gratidão é algo mais intrínseco e complexo do que meramente dizer “obrigado”.

A gratidão está em todos os lugares que olhamos. Pode ser um símbolo, pode ser uma prática, pode ser a maneira como você pensa e age, pode ser a razão pela qual você muda o mundo.

Gratidão.png

como a gratidão fortalece o relacionamento conjugal

Ser grato é uma atitude vital no casamento. Mostrar gratidão ao seu cônjuge é uma prática diária importante e essencial; um indicador positivo de que ambos consideram seu relacionamento saudável. Experimentar uma sensação de satisfação conjugal tem a ver com níveis mais altos de pertencimento, autonomia, compartilhamento de afetos positivos, satisfação sexual e maior comprometimento no relacionamento.

Aqui estão algumas maneiras específicas pelas quais a gratidão pode fortalecer seu casamento e contribuir para uma sensação estável de bem-estar.

A gratidão nos ajuda a lembrar os motivos pelos quais nos apaixonamos por nosso cônjuge. Declarar palavras de carinho e admiração por momentos juntos e qualidades pessoais do seu par desperta memórias de momentos agradáveis que podem sustentar a harmonia durante os momentos mais difíceis.

A gratidão aumenta o amor, a diversão e o perdão. Vários estudos confirmam que as pessoas agradecidas têm mais probabilidade de experimentar emoções positivas e interações satisfatórias. O mesmo é duplamente verdadeiro para o casamento. Quando duas pessoas se comprometem a ver e valorizar o lado positivo da vida a dois, suas perspectivas mudam e se ampliam. A ansiedade tende a diminuir e o prazer compartilhado aumenta.

A gratidão aprofunda a intimidade. Uma pessoa grata recebe com mais cortesia, e uma pessoa que se sente apreciada dá com mais confiança. A mutualidade de dar e receber no casamento amplia a conexão do casal e fortalece a intimidade do casal.

A gratidão aumenta o sexo. A verdadeira gratidão mútua aprofunda os laços emocionais e amplia a intimidade afetiva e sexual do casal, o que inevitavelmente promove uma conexão física mais intensa e verdadeira.

A gratidão cria um ciclo mútuo de apreciação. É simplesmente da natureza humana que, quando uma pessoa se sente apreciada, é mais provável que demonstre apreço pelos outros. Praticar a gratidão no casamento pode ter um efeito bola de neve, porque, à medida que um dos parceiros expressa gratidão e afirmação, o mesmo flui mais naturalmente do outro. Pequenos agradecimentos ocasionais podem levar a uma cultura de gratidão completa e subjacente.

A gratidão suaviza as críticas. Palavras ásperas machucam e podem facilmente ter o poder de destruir a confiança em um casamento. Quando palavras de afirmação e gratidão se tornam consistentes e essenciais para um relacionamento, elas lentamente estabelecem uma base de confiança sustentada por uma amizade sólida.

gratidão: faça a sua parte

A gratidão é uma habilidade que você cultiva - alimente-a em você mesmo, e logo verá a positividade irradiar de volta para você. A chave para estimular relacionamentos saudáveis ​​com gratidão é tomar a iniciativa. Em vez de apenas esperar que a outra pessoa faça você se sentir bem, você pode dar início a esse ciclo e tomá-lo em suas próprias mãos, concentrando-se no que é bom em seu relacionamento.