top of page

> Serviços>  Consultoria Lua de Mel

Consultoria Lua de Mel

Contato num click

WhatsApp.png

Tudo é minuciosamente detalhado e no planejamento nada passa desapercebido. O traje do noivo, o vestido da noiva, a decoração, a festa, a lista de convidados, a viagem da lua de mel.  Os noivos investem tempo e dinheiro para que tudo fique perfeito e este momento marcante seja inesquecível. É como se os noivos projetassem na cerimônia do casamento o dia a dia da vida conjugal como sendo um “mar de rosas” e o relacionamento uma eterna lua de mel. Infelizmente, para a maioria dos jovens nubentes, essa visão limitada do que é o casamento provém do despreparo e falta de conhecimento acerca das questões que envolvem uma relação à dois e se apegam às fantasias dos modelos estabelecidos culturalmente. Quando o jovem casal se defronta com uma realidade totalmente diferente daquela que foi projetada pelas lentes da festa do casamento e constata que o vínculo diádico se distancia daquele vivenciado na lua de mel, se dão conta que o casamento não é uma festa e que uma relação à dois envolve muitas questões para os quais não foram preparados.

O bem-estar da vida sexual do casal é um dos pilares para o fortalecimento da vida familiar

O bem-estar da vida sexual do casal é um dos pilares para o fortalecimento da vida familiar

saúde e bem-estar para a vida íntima dos casais

Nas entrevistas terapêuticas que realizamos na Terapia das Relações Conjugais, é comum observarmos a prevalência dos pontos que abalam e comprometem a harmonia da relação e trazem sofrimento ao casal.

Independente do tempo de relacionamento e presença ou não de disfunções sexuais, observamos que os problemas de comunicação, falta de assertividade e abordagens equivocadas sobre as questões sexuais e de gênero, alicerçadas por mitos, tabus, machismo e preconceitos, são os que mais impactam negativamente na qualidade dos relacionamentos.

Em vista desse contexto criamos o projeto “Consultoria Lua de Mel”, destinados especialmente aos noivos e recém-casados. Numa linguagem clara, dinâmica e de fácil compreensão são abordados aspectos relevantes ao desenvolvimento pleno da sexualidade, fortalecimento da saúde sexual e desenvolvimento emocional, fundamentalmente importantes para o compartilhamento de uma vida conjugal saudável e duradoura.

 

Assim, o projeto “Consultoria Lua de Mel”, aborda os seguintes temas:

  • Depois do Sim - Uma nova fase

O novo ambiente doméstico, rotinas antes desapercebidas que se incorporam ao dia a dia do casal e administração e manutenção de um padrão econômico saudável, podem causar desconforto e até mesmo sofrimento e estresse aos recém-casados. A adaptação à vida de casados não é tão simples como pretendem os enredos de novelas. Conviver com as diferenças individuais e/ou culturais, requer um período de preparação e adaptação para se evitar os conflitos tão comuns nessa nova etapa da vida.

  • Conhecendo a fisiologia do homem e da mulher

Em nossas intervenções terapêuticas observamos que muitas mulheres desconhecem seu próprio corpo e a maioria dos homens consideram-se profundos conhecedores não só do próprio corpo como também o da mulher. Mas basta iniciarmos uma abordagem sobre educação sexual, as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres e ciclo de resposta sexual, para que eles se surpreendam com aspectos que jamais imaginaram existir e declaram o quanto necessitam aprender sobre o universo da sexualidade.

  • Quais são os aspectos que impactam na intimidade do casal

O desenvolvimento da intimidade requer trabalhar a sexualidade e saúde sexual dentro de um contexto mais amplo e cuja abrangência envolve também os fatores emocionais e sociais. A resposta sexual tem uma base biológica essencial, embora, em geral, seja vivenciada em um contexto intrapessoal, interpessoal e cultural. Por isso o desiquilíbrio em quaisquer aspectos da nossa vida, seja de ordem profissional, familiar, religioso, político ou financeiro pode impactar negativamente no relacionamento e intimidade do casal. 

  • Disfunções e inadequações sexuais

Se um bloqueio durante qualquer fase do ciclo de resposta sexual impede um ou ambos os pares experimentar satisfação com a atividade sexual, estamos diante de um quadro de disfunção sexual e/ou inadequação sexual. A inadequação sexual, além de criar um ambiente sexualmente destrutivo, muitas vezes se generaliza para a área da comunicação do casal, pondo em risco a integridade do casamento. O desconhecimento dos processos disfuncionais e/ou do próprio corpo pode levar à interpretação errônea de que o amor e a atração não existem mais. Este tópico aborda as principais disfunções e inadequações sexuais, suas origens e como agir nestas circunstâncias.

  • Assertividade - GAPP - Gestos, atitudes, palavras e pensamentos

Segundo pesquisas 80% dos relacionamentos acabam por falta de comunicação. Neste tópico apresentamos o que é Assertividade GAPP e a forma correta de se comunicar, seja através de gestos, das atitudes ou palavras e os pensamentos que os alimentam. Também são abordadas práticas não assertivas que levam ao desgaste do relacionamento. Ser capaz de agir em seu próprio interesse, se afirmar sem ansiedade indevida, expressar seus sentimentos sinceros sem constrangimentos ou a exercitar os seus próprios direitos sem negar os alheios são alguns dos temas tratados nesse tópico.

  • O respeito à privacidade e individualidade

Após o casamento, duas pessoas se unem com o desejo conjunto de criar um projeto de vida. Essa união estabelecida através de uma relação dá origem a uma nova identidade, que é a identidade conjugal. Assim, além da necessidade de se preservar a privacidade e individualidade de ambos, há de se proteger a identidade conjugal. A maturidade do relacionamento faz com que as identidades individuais se preservem, porém se modelem na manutenção da identidade conjugal. A assertividade GAPP é ferramenta essencial para se estabelecer uma relação harmoniosa de respeito e aceitação da identidade de cada um e ambos voltados para a construção de uma identidade conjugal saudável.

  • A importância das preliminares

É comum o entendimento de que as preliminares sejam uma sequência de jogos de carícias e práticas sexuais que precedem o ato sexual, notadamente a fase da penetração, tendo como objetivo a criação de estímulos suficientes para que a mulher possa atingir um nível ideal de excitação que a propicie chegar ao orgasmo. Entretanto essa definição se mostra incompleta por se limitar aos fatores fisiológicos da estimulação, não considerando, portanto, a interação dos aspectos biopsicossociais - biológicos, psicológicos e sociais -  determinantes no desenvolvimento saudável da sexualidade. Numa definição mais abrangente podemos dizer que preliminares é o "relacionar-se sexualmente sem tirar a roupa" e ela deve ser praticada ao longo do dia, seja nos bilhetes, mensagens, encontros improvisados... Preliminares corresponde à expressão da intimidade.

  • Entendendo a sexualidade

A Organização Mundial da Saúde entende que a sexualidade é parte integrante da nossa personalidade, "um aspecto central do ser humano que ao longo da vida engloba sexo, identidades e papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução” (WHO, 2006a). A manifestação da sexualidade pode ser traduzida pela capacidade que temos de nos ligar às pessoas, ao prazer, aos desejos, às necessidades e à vida, nas diferentes formas de expressarmos nossos desejos, pensamentos, crenças, valores e também pela maneira como sentimos, nos movemos, tocamos e nos permitimos ser tocados.

  • Quebra de mitos e tabus

Mitos e equívocos sobre a sexualidade atravessam gerações e se cristalizam como verdades absolutas, mantendo-se vivos nas mentes de homens e mulheres, de todas as idades. O desconhecimento sobre a abrangência do real significado de sexualidade e a errônea concepção de que sexo a ele se insere como contexto de um mesmo aspecto, em relação as questões ligadas ao ato sexual puramente físico, fazem com que a abordagem deste tema esteja envolta nos mesmos mitos, tabus e preconceitos existentes, ainda hoje, em relação ao sexo, com seus desdobramentos devastadores sobre as questões de gênero.

  • Respondendo suas dúvidas

Sabe aquelas perguntas que você sempre quis fazer, mas nunca teve a coragem ou mesmo se as fez, as respostas não tenham sido suficientemente esclarecedoras e as dúvidas persistiram?

 

Essa é a sua oportunidade de abordar esses temas e conhecer mais sobre o universo da sexualidade e do relacionamento com profissionais especializados.

Pessoas que visitaram esta página também visualizaram:

bottom of page