> Sobre

Seus Fundadores

Contato num click

WhatsApp.png

como realizamos o nosso trabalho

Leila Campos Vieira e Ricardo Vieira são casados há 11 anos. Há 7 anos abriram mão de suas carreiras com vínculo CLT e mergulharam juntos na especialização em Terapia Sexual. Desde então atuam juntos em sua clínica, na cidade de Macaé-RJ, hoje Instituto ISA.

Os desafios sempre foram constantes porque falar sobre sexo ainda é um enorme tabu em nossa sociedade. Porém nos serviu de inspiração e motivação para seguir em frente e aprofundarmos nossos estudos e agregarmos mais especializações. Assim surgiram a Psicologia Positiva e o Mindfulness Funcional, hoje agregadas ao nosso repertório terapêutico.

Desde o início da nossa atuação clínica já percebíamos a necessidade de combinar a terapia sexual com a terapia de casal. Indo além, entendíamos que os trabalhos deveriam ser conjuntos, ou seja, além da prática de combinar a terapia individual e de casal, os trabalhos clínicos deveriam ser realizados por uma equipe de terapia dupla, num sistema de coterapia. Ademais, Masters e Johnson tinham o mesmo entendimento. Para eles era preciso tanto um homem quanto uma mulher terapeuta para tratar um casal com eficácia.

A coterapia consiste na aplicação de terapia por dois profissionais, seja para uma pessoa só, para um casal ou grupo familiar. Nesse modelo os terapeutas trabalham de forma conjunta, integrada e sinérgica para chegar a um objetivo comum, que costuma ser a melhora do cliente e atendimento às suas demandas.

A equipe de terapia dupla atua como um catalisador, encorajando a comunicação assertiva entre parceiros quando nenhuma existia antes. além dos recursos da terapia sexual, utilizamos  as abordagens da psicologia positiva e mindfulness como forma de tratamento de disfunção erétil, incompetência ejaculatória, ejaculação precoce, baixa ou ausência de desejo em homens e mulheres, disfunção orgástica em mulheres, vaginismo e relações sexuais dolorosas. A base de todas as técnicas de tratamento é a premissa de que as atitudes e a desinformação, crenças e tabus, mais do que qualquer doença mental ou física, são responsáveis ​​pela maioria dos problemas sexuais.

Nossa percepção da necessidade de criar um modelo unificado de terapia sexual individual e terapia de casal, dentro de um formato de coterapia, se deu em função da constatação de que a grande maioria dos clientes que procuram a terapia sexual apresentam como pano de fundo conflitos relacionais. Aqui cabe a máxima apontada por (Cavalcanti & Cavalcanti, 2019): “Quando o sexo está doente, quem precisa de tratamento é o relacionamento”.

O conceito e o formato do programa de terapia são examinados em detalhes e o nosso modelo combinado de terapia individual e de casal no formato de terapia dupla geralmente acontece da seguinte maneira: Leila Campos atende as demandas individuais (sexuais e relacionais) da esposa e Ricardo Vieira atende às do marido. Nas sessões com o casal, são trabalhadas as questões do relacionamento onde ambos os terapeutas estão presentes.

Essa prática manifesta ganhos terapêuticos significativos no trabalho de terapia individual e na terapia de casal conjunto. De um lado, os pares têm a oportunidade de trabalharem suas demandas pessoais em sessões individuais e, por outro Leila e Ricardo podem, semanalmente, traçar um planejamento terapêutico dinâmico e interativo. Finalmente esse modelo terapêutico permite ao cliente maior liberdade ao falar da sua história e assim descortinar crenças limitantes e tabus arraigados ao longo de sua vida. Para o casal esse modelo permite uma interação maior através de diálogos mais abertos e assertivos.

seus fundadores

Foto perfil Blog.jpeg

Cocriadora do Instituto ISA, Pós-graduada em Terapia Sexual na Saúde e Educação, pós-graduanda em Mindfulness Funcional, Especialista em Inteligência Emocional, estudiosa da Psicologia positiva, Professora de Pompoarismo e Palestrante. Atualmente trabalha na sua clínica prestando atendimentos presencial e online, individual e com casais. Seu trabalho visa ajudar as pessoas a encontrar equilíbrio emocional para que possam desfrutar a vida com bem-estar e lhes possibilitem atingir objetivos que possam proporcionar sentimentos profundos de satisfação e realização. 

 

Leila Campos Vieira

Terapia Sexual - Mindfulness Funcional

Cocriador do Instituto ISA, Pós-graduado em Terapia Sexual na Saúde e Educação e em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-estar e Autorrealização. Estudioso em Mindfulness Funcional e idealizador da Terapia Sexual Positiva-TSP. Atualmente trabalha na sua clínica prestando atendimentos presenciais e online, individual e com casais. Seu interesse profissional está voltado para o conhecimento contínuo como forma de proporcionar bem-estar e florescimento aos seus clientes através do desenvolvimento emocional.  

Foto perfil.jpeg
 

Ricardo Vieira

Terapia Sexual - Psicologia Positiva