Princípios de um Relacionamento Positivo

Contato num click

WhatsApp.png

“As pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca vão esquecer como você as fez sentir”.

Princípios de um Relacionamento Positivo é uma ferramenta da Terapia das Relações Conjugais que utiliza um modelo apoiado por mais de 40 anos de pesquisas conduzidas pelo Instituto Gottman. Sua abordagem tem como foco ajudar os casais a formarem relacionamentos mais fortes e se tornarem emocionalmente inteligentes, sintonizando-se com as necessidades um do outro e construindo uma amizade de confiança e compromisso.

John Gottman - Casa dos Relacionamentos Positivos

Casa dos Relacionamentos Positivos.jpg

John Gottman, renomado professor de psicologia da Universidade de Washington, realizou um extenso trabalho sobre estabilidade conjugal e análise de relacionamentos. Gottman, apresentou o conceito de que uma parceria fundamentalmente segura é como uma casa. Juntamente com sua esposa, a psicóloga Julie, desenvolveu o Método Gottman, uma abordagem que inclui uma avaliação completa do relacionamento do casal e apresenta as ferramentas de que precisam para ter relacionamentos saudáveis e felizes.

As intervenções sugeridas por esse método tem por objetivo desarmar a comunicação verbal conflitante; aumentar a intimidade, o respeito e o afeto; remover barreiras que criam uma sensação de estagnação; e criar um senso elevado de empatia e compreensão dentro do contexto do relacionamento.

Existem vários fatores que contribuem para que um relacionamento conjugal seja harmonioso e feliz. O casal deve ser capaz de construir uma relação pautada numa amizade verdadeira, onde sentimentos de carinho, admiração, comprometimento e confiança sejam mutuamente vivenciados.

Cada um deve ser capaz de desenvolver habilidades suficientes para estabelecer uma comunicação positiva, criar atividades que fortaleçam a conexão do casal, ser capaz de desativar crenças, mitos e julgamentos equivocados sobre sexo e sexualidade e saber lidar com os problemas mais difíceis ou emocionalmente desafiadores.

Ambos devem estar bem familiarizados com o universo do outro e nutrirem perspectivas positivas no longo prazo em relação a si próprio, em relação ao outro e no relacionamento. Além disso devem ser capazes de gerenciar os conflitos inevitáveis e inerentes a uma relação à dois e estarem envolvidos na criação de um significado compartilhado de família e amor em suas vidas.

Um relacionamento conjugal positivo exige dedicação e desejo de fazer dar certo. Requer de um e de outro, domínio de natureza intra e interpessoal capaz de levar as pessoas envolvidas a escolhas construtivas sobre seu comportamento pessoal e sua interação com seu par, em seus diversos desdobramentos e nas mais variadas situações do cotidiano.

Princípios de um Relacionamento Positivo envolve abordar áreas de conflito e equipar o casal com habilidades de resolução de problemas. Tem como objetivo melhorar a qualidade da amizade e o nível de intimidade entre os pares.