top of page

Empoderamento da mulher

Atualizado: 18 de jan. de 2022

Tempo de leitura: 6 minutos


Empoderamento significa tomar posse do que há de melhor em si, evocando suas forças num ritmo de motivação constante, sustentada pela visão clara de onde se quer chegar e o que se quer alcançar. Como dizia Gonzaguinha “Viver é não ter a vergonha de ser feliz – Sonhar, sonhar e sonhar”.


O empoderamento está ligado às suas emoções positivas, como alegria, contentamento, autoconfiança. Se você acha que ainda não alcançou esse estágio a boa notícia que isso pode ser aprendido através da psicologia positiva e inteligência emocional.


O dicionário Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, conceitua a palavra “empoderamento” como sendo um ato que envolve a conscientização dos direitos individuais e tomada de poder de influência de uma pessoa para que haja a consciência coletiva necessária à realização de mudanças de ordem social, política, econômica e cultural para superação da vulnerabilidade no contexto que lhe afeta. Leia esse artigo na íntegra para que você se torne uma mulher empoderada.


Este artigo contém:


O poder do empoderamento Da quebra de paradigma ao empoderamento A Conquista do empoderamento Igualdade de gênero Uma mensagem para levar para casa

 

O poder do enfrentamento


O empoderamento da mulher reflete, acima de tudo, o enfrentamento ao preconceito e discriminação de gênero impostos por uma sociedade patriarcal machista que, em pleno século XXI, persiste na visão equivocada da submissão da mulher perante o homem.


Porém esse enfrentamento não se expressa sob a forma de manifestações públicas e/ou movimentos reivindicatórios característicos dos movimentos feministas, que tem na igualdade de gênero seu objetivo central.


O empoderamento da mulher visa ampliar essa busca através da equidade de gênero, tendo na conscientização de si mesma a valorização da sua atuação nos vários núcleos ou grupos sociais em que está inserida, seja no âmbito familiar, escolar, religioso, político e profissional, como um direito humano básico.


O empoderamento feminino se expressa através do exercício pleno da sexualidade como aspecto inerente à personalidade do ser humano. Nessa trajetória não podemos deixar de considerar os componentes sociais intrínsecos à cultura machista que perdura até os dias atuais, porque não é prerrogativa somente dos homens. A cultura machista está igualmente arraigada nas mulheres.


Da quebra de paradigma ao empoderamento


Neste aspecto é importante entendermos os fatores históricos, sociais e culturais envolvidos nessa questão. Ao longo da evolução humana, os homens sempre foram definidos pelos seus papeis característicos de caçadores, guerreiros, provedores e protetores de suas famílias.


A supremacia do homem se consolidou culturalmente no tempo, cabendo a eles os cargos de poder, seja como governantes empresários ou líderes religiosos e à mulher coube o papel de “bela, recatada e do lar” e raramente foi questionada ou debatida.


É muito importante a mulher se conscientizar que a quebra de paradigmas exige determinação e persistência, sendo este um trabalho que envolve tantos os homens como nós mulheres. A visão do homem como provedor e protetor já não se enquadra mais no contexto social atual, principalmente após os movimentos emancipatórios desenvolvidos pelas mulheres.


A Conquista do empoderamento da mulher


A emancipação da mulher é fato irreversível, assim como é a do homem perder seu status de “machão” e se igualar às mulheres na condição de ser humano dotado dos mesmos sentimentos, desejos e anseios. Ressignificar valores é um processo que requer perseverança e determinação e, acima de tudo, educação de base. A criação e educação dos filhos já não pode mais se sustentar nos padrões machistas utilizados até então.


Acho importante ratificar o entendimento equivocado de se encorajar os meninos a preferir determinados brinquedos, cores e a realizarem atividades específicas de “homem”. Se as crianças expressarem preferencias destoantes das específicas para meninos e meninas, são desanimados, redirecionados ou mesmo ridicularizados.


Incentivar todas as pessoas, independentemente do sexo, a expressar sentimentos com honestidade, a desenvolver amizades saudáveis ​​com colegas de todos os sexos, e ser atencioso e respeitoso com os outros pode ser mais útil para o desenvolvimento do que encorajar as crianças a se adequarem aos ideais estereotipados baseados no gênero.


Agindo assim estaremos dando o passo derradeiro para ressignificar os valores individuais e pôr fim ao predomínio do machismo como determinante social.


Igualdade de gênero


Não só no núcleo familiar devem estar concentrados os esforços para as mudanças de paradigmas com o objetivo de se estabelecer a equidade de gênero. Empoderamento da mulher significa também promover a equidade e igualdade de gênero em todas as atividades sociais e econômicas.


A mobilização social, através dos seus vários seguimentos, é de fundamental importância para a mudança dos padrões culturais fortemente baseados numa estrutura patriarcal machista.


Tem-se, portanto, que a influência dos padrões sociais no desenvolvimento do empoderamento da mulher ganha contornos importantes ao considerarmos nossa característica eminentemente social como seres humanos o que nos leva a não conseguir viver sozinhos, isolados do convívio social.


É em sociedade que desenvolvemos nossos aspectos sociais, somáticos, intelectuais e emocionais. São nos vários núcleos ou grupos sociais aos quais pertencemos (familiar, escolar, religioso, profissional, político) que desenvolvemos nossa personalidade, estabelecemos vínculos e relacionamentos interpessoais.


É através desse convício que expressamos nossa sexualidade e interagimos socialmente, fisicamente e psicologicamente com o meio e com as pessoas.


A quebra da harmonia dessa cadeia biopsicossocial impacta negativamente na sexualidade da mulher, destrói sua autoestima e desencoraja o empoderamento.


Uma mensagem para levar para casa


Como a autoestima é desenvolvida ao longo da vida e, em grande parte, é fruto do aprendizado do convívio social, saber trabalhar os “autos” e “baixos” da vida significa treinar constantemente a autoconfiança, autoaceitação, autoexpressão, autoafirmação, autorrealização, autoaprovação, autoaceitação. Através da psicologia positiva você tem a oportunidade de crescer e ganhar asas em todos os aspectos da vida.


Sabemos que o empoderamento independe de classe social, raça, religião, idade ou contexto social. Portanto, para ser empoderada é essencial a mulher trabalhar sua autoestima, uma vez que o empoderamento cresce à medida que se fortalece a autoimagem. Dessa forma a mulher será capaz de vencer seus medos, controlar a impulsividade e frear ansiedade ampliando, assim, sua capacidade de lidar com os problemas, superar as adversidades e resistir às pressões das situações estressantes.

7 visualizações

> Serviços > Blog

Contato num click

WhatsApp.png

Blog do Instituto ISA

bottom of page