terapia sexual | psicologia positiva
"Ser assertivo é uma conquista do eu ao se firmar, primeiramente, perante si mesmo. O equilíbrio do EU será autossustentável se a mente estiver limpa de máscaras e disfarces de culpas da não perfeição. A assertividade se sustenta no seu perdão."(Martins, Vera, 2017)
Assertividade é a postura afirmativa diante das inúmeras situações às quais nos sujeitamos todos os dias. Ser assertivo está relacionado não ao que é certo ou errado, mas à forma pessoal de lidar com os problemas, expor e defender as próprias opiniões. Em outras palavras, a assertividade é a arte de defender o nosso espaço vital sem recuar e sem agredir. Espaço vital é qualquer um dos seus espaços: físico, mental, emocional.
Comportamento assertivo é aquele que torna a pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida. É a capacidade de expressar seus sentimentos, opiniões, crenças e necessidades de forma direta, aberta e honesta. Significa ser capaz de exercitar seus próprios direitos, ao mesmo tempo em que respeita os direitos e as opiniões dos outros.
Aplicando a assertividade GApP (Gestos, Atitudes, palavras e Pensamentos)
Uma comunicação eficaz compreende a assertividade tanto nos gestos como nas atitudes, palavras e pensamentos. Esta é uma forma eficiente de desenvolver uma comunicação positiva que lhe permitirá evoluir mais rápido na arte da comunicação verbal e não verbal.
A arte da comunicação na assertividade GAPP está em você saber se sentir bem ao dizer SIM e igualmente ao dizer não. É saber que nada é definitivo porque você não precisa acertar sempre, nem dar satisfação a todos, por tudo.
Ao estar alinhado no método GAPP você será capaz de compreender que todo esse processo tem muito mais a ver com não ser tendencioso nem impulsivo – justamente por isso, essa habilidade se manifesta de forma madura, fundamentada e credível. Isso é pura Inteligência Emocional, você saberá ser pacífico sem ser passivo.
Modelo ACL (Consciência, Coragem e Amor) Kanter, 2018
O comportamento assertivo inclui:
♦ Ouvir as opiniões dos outros e responder apropriadamente, concordando ou não com essas opiniões.
♦ Aceitar responsabilidades e ser capaz de delegar a outras pessoas.
♦ Expressar regularmente apreciação dos outros pelo que eles fizeram ou estão fazendo.
♦ Ser capaz de admitir os erros e pedir desculpas.
♦ Manter o autocontrole.
♦ Comportar-se como igual aos outros.
assertividade no relacionamento conjugal
A assertividade é crucial por manter o senso de identidade própria e a do seu par. A partir desse entendimento é possível, ao casal, construir um relacionamento saudável e próspero através de uma relação madura de interdependência e não de dependência e independência.
A relação de dependência implica imaturidade ou incompetência de uma das partes para assumir a responsabilidade por seus atos, necessitando do apoio de outra pessoa para atingir um resultado.
Pessoas imaturas do ponto de vista emocional normalmente se
sentem mais confortáveis em relações dependentes. Diante de situações de conflito, elas reagem para se defender, não assumem responsabilidades e colocam a culpa do problema no seu par. Também podem manifestar reações passivas, pedindo desculpas até por ações que não são de sua responsabilidade.
Por outro lado, a relação de independência implica uma posição autossuficiente para atingir um determinado objetivo. A pessoa assume uma postura independente, quando na verdade deveria posicionar-se de forma interdependente. Esse erro de percepção acarreta conflitos no relacionamento conjugal.
É comum ao “marinheiro de primeira viagem” pretender impor em seu relacionamento a continuidade dos padrões de comportamento e rotinas que mantinha antes do casamento, agindo e se comportando como quando solteiro.
A relação de interdependência, por sua vez, é saudável, porque as duas partes têm consciência dos seus papéis e sabem no que, quando e como afetam positiva ou negativamente a outra parte. Uma pessoa com postura interdependente admite, com naturalidade, quando depende de alguém, assim como assume sua independência, sem nunca perder de vista o relacionamento e a pessoa com quem convive.
Na prática, a assertividade em um relacionamento é demonstrada por comportamentos como:
♦ Falar aberta e honestamente sobre seus sentimentos. Pessoas assertivas não deixarão os problemas piorarem, mas falarão sobre eles desde o início e explicarão por que há um problema. Na maioria das vezes, elas também serão capazes de reconhecer antecipadamente as áreas problemáticas em potencial e evitá-las.
♦ Ouvir seu par e fazer um esforço para entender o ponto de vista dele também. Uma parte fundamental de mostrar respeito por alguém é ouvi-lo e buscar entender sua perspectiva. Esta é uma parte importante da empatia e, portanto, da inteligência emocional.
♦ Ser grato quando seu par faz algo por você, por menor que seja. Relacionar-se tem a ver com dar e receber.
♦ Admitir seus erros, pedir desculpas e se desculpar por eles. Isso incluirá qualquer situação em que você os tenha cometido, porque isso claramente não foi deliberado.
♦ Compartilhar responsabilidades com seu par e trata-lo como igual. Segue-se que você também considera a reciprocidade do tratamento.